Na manhã desta terça-feira (22), movimentos do campo ocuparam o prédio da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), no Centro de Maceió, em uma mobilização que integra a “Semana Camponesa”. A ocupação contou com a participação de mais de mil pessoas, com início das atividades registrado ainda no domingo (20).
A ação é liderada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e conta com apoio de entidades como Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frente Nacional de Luta (FNL), Movimento Terra Livre (MTL), Movimento Popular de Luta (MPL), Movimento dos Sem Lagoa (MSL), Movimento Vida e Terra (MVT), entre outros.
Com foco na defesa da reforma agrária, melhoria nas políticas públicas para o campo e maior agilidade nos processos de regularização fundiária, os manifestantes decidiram ocupar a sede da Seagri para pressionar o governo estadual por respostas concretas.
A “Semana Camponesa” deve seguir com atividades em Maceió durante os próximos dias, incluindo atos públicos, reuniões com autoridades e plenárias temáticas. Até o momento, a Secretaria ainda não se pronunciou oficialmente sobre a ocupação.