Marx Beltrão critica decisão do STF sobre IOF e cobra reação do Senado: 'A criatividade pra meter a mão no bolso do povo segue firme'

17 de julho de 2025 às 14:02
POLÍTICA

Foto: reprodução

Por redação

O deputado federal Marx Beltrão (PP-AL) usou as redes sociais, nesta quarta-feira (17), para criticar duramente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que validou a retomada da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), nos moldes de um decreto anterior do governo federal.

“O STF ressuscitou o decreto do IOF. A criatividade pra meter a mão no bolso do povo segue firme”, escreveu o parlamentar. No mesmo texto, Beltrão cobrou uma reação do Congresso. “Tá na hora do Senado botar freio nessa farra de canetadas desse supremo poder ilimitado”, disse.

Segundo ele, a decisão representa uma forma de confisco: “O governo confisca o dinheiro do povo, a toga abençoa e o povo… se vira”, concluiu.

A manifestação acontece em meio a debates sobre o papel do Judiciário nas decisões fiscais e orçamentárias do país, além do aumento de críticas de parlamentares ao que chamam de "excessos de interferência" do STF. Até o momento, o Senado não se manifestou oficialmente sobre a cobrança feita por Beltrão.