Marluce Caldas é homenageada por autoridades alagoanas e ministro após indicação ao STJ

11 de julho de 2025 às 14:13
HOMENAGEM

Foto: reprodução

Por redação

Após a oficialização de sua indicação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a procuradora de Justiça Marluce Caldas recebeu manifestações públicas de apoio e reconhecimento de diversas figuras da política e do Judiciário alagoano.

O ex-deputado federal João Caldas, irmão da procuradora, afirmou que a nomeação representa o reconhecimento de uma vida dedicada ao serviço público. “Ela sempre foi exemplo de integridade, força e sabedoria. Agora, leva tudo isso para o Superior Tribunal de Justiça, com a mesma humildade e firmeza que sempre teve. Parabéns, ministra! Estamos todos emocionados e orgulhosos. Que Deus abençoe essa nova missão”, declarou.

O vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, classificou a indicação como um marco para o Judiciário. “Sua chegada ao STJ, como mulher, nordestina e alagoana, enriquece o debate jurídico e contribui para a evolução da jurisprudência”, disse. Ele também destacou o simbolismo da escolha para a igualdade de gênero no sistema judicial brasileiro.

Já o vereador Kelmann Vieira exaltou a trajetória da nova ministra. “Sua trajetória de compromisso com a Justiça orgulha Alagoas e fortalece as instituições do nosso país. Que siga firme nessa nova missão”, afirmou.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, também comemorou a escolha. Para ele, a nomeação representa um avanço não apenas para o Judiciário, mas também para as mulheres e para o povo alagoano. “A indicação da procuradora de Justiça Marluce Caldas para ministra do STJ é uma conquista das mulheres pelo seu trabalho, luta e notável competência em sua atividade no Ministério Público de Alagoas. Ganha o Brasil e Alagoas com a sua investidura no Superior Tribunal de Justiça, o tribunal da cidadania!”, declarou.

O ex-prefeito de São José da Laje, Neno Laje, também prestou homenagem. “Com a nova Ministra do STJ, Dra. Marluce Caldas, irmã do amigo e ex-deputado João Caldas, tia do prefeito JHC. Uma vitória maiúscula de Alagoas!”, escreveu em publicação nas redes sociais.

Natural de Ibateguara (AL), Marluce Caldas tem quase 40 anos de atuação no Ministério Público de Alagoas e será sabatinada pelo Senado Federal antes de tomar posse no STJ. Sua escolha foi oficializada nesta quinta-feira (10) por meio de publicação no Diário Oficial da União.