Lula deve indicar Marluce Caldas para o STJ, aponta colunista de site

08 de julho de 2025 às 14:23
POLÍTICA

Foto: reprodução

Por redação com informações de Igor Gadelha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu indicar a procuradora Marluce Caldas para a vaga destinada ao Ministério Público no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação foi divulgada nesta terça-feira (8) por fontes ligadas ao Palácio do Planalto. A nomeação será oficializada nos próximos dias.

Marluce é natural de Alagoas e tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL). Ela integrava a lista tríplice do Ministério Público ao lado de Carlos Frederico Santos e Sammy Lopes.

A escolha ocorre após outra indicação recente ao STJ: em 27 de maio, Lula escolheu o desembargador Carlos Brandão para a vaga reservada à magistratura. Ele também foi selecionado a partir de uma lista tríplice.

Nos bastidores, a indicação de Marluce Caldas tem reflexos políticos. Aliados de JHC afirmam que o prefeito pode declarar apoio a Lula em Alagoas nas eleições de 2026 em troca da nomeação. A articulação envolveria, inclusive, a possibilidade de mudança de partido por parte de JHC.

A decisão ainda repercute no cenário político local. O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), chegou a pedir tempo ao governo federal para tratar de articulações em Alagoas antes da definição do nome para a segunda vaga no STJ. Lira pretende disputar uma vaga no Senado em 2026 e vê com preocupação uma possível aliança entre JHC e o senador Renan Calheiros (MDB), seu principal adversário político no estado.