Saúde da Gente: Marina Cândia reforça ação no Benedito Bentes que garante laqueadura gratuita pelo SUS
Por redação
A primeira-dama de Maceió, Marina Cândia Figueiredo, destacou em vídeo recente a importância do acesso facilitado à cirurgia de laqueadura oferecida gratuitamente pelo programa Saúde da Gente, da Prefeitura de Maceió. A ação, que integra a política de planejamento familiar da capital alagoana, atende principalmente mulheres de áreas vulneráveis, como o Benedito Bentes e a parte alta da cidade.
“Você faz todos os exames pré-cirúrgicos, as consultas, lá mesmo. Aproveite que nós vamos ficar até o final desse mês lá no Benedito Bentes e se programe. Você faz tudo no Saúde da Gente”, afirmou Marina.
O programa itinerante tem levado serviços de saúde diretamente às comunidades, com foco em ampliar o acesso de homens e mulheres a métodos contraceptivos, como laqueaduras e vasectomias, realizadas de forma gratuita e segura pelo SUS.
De acordo com Marina, o processo para a cirurgia de laqueadura é simples e respeita o prazo legal de 60 dias após a assinatura do termo de consentimento. Durante esse período, a paciente já pode realizar todos os exames e consultas preparatórias com suporte da equipe do Saúde da Gente.
“Você assina um termo, manifestando o seu desejo de fazer a cirurgia. Em 60 dias você faz a cirurgia, tá? Isso é lei, você precisa ter esse tempo para pensar, para ter certeza”, explicou a primeira-dama.
A unidade segue no Benedito Bentes até o final deste mês, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde feminina e a autonomia das mulheres na decisão sobre seus corpos.