Investimentos em drenagem e prevenção evitaram mortes durante chuvas, diz JHC
Redação
Durante a edição do programa Mobiliza nesta sexta-feira (23), o prefeito de Maceió, JHC, comentou os efeitos das intensas chuvas que atingem a capital alagoana nas últimas semanas e destacou o desempenho da cidade diante do cenário adverso. Mesmo sendo a cidade que mais registrou volume de chuva no Brasil, Maceió não teve registros de óbitos, o que o prefeito atribui ao planejamento, obras estruturais e ações de prevenção realizadas ao longo de sua gestão.
“Apesar das fortes chuvas, as obras e os investimentos funcionaram na medida do possível. Não tivemos mortes, e isso é resultado de todo o trabalho que temos feito com limpeza de canais, construção de barreiras, campanhas de conscientização e obras de drenagem”, afirmou JHC. “Se estivéssemos nas condições de quando recebemos a prefeitura, a situação hoje seria muito pior.”
O prefeito reforçou o papel fundamental da Defesa Civil, que atua com informações precisas sobre áreas de risco e planos de contingência. “Hoje temos mais de 3 mil servidores em campo, em todas as regiões, principalmente nas grotas e periferias, cuidando da população e atuando com o programa Previne Maceió, que prepara a cidade justamente para esse período chuvoso.”
JHC também fez um apelo à população para colaborar, sobretudo com o descarte correto do lixo. “É muito lixo que encontramos nas ruas e canais. Isso agrava a situação das enchentes. Por isso, faço um apelo à consciência de todos. Mesmo em momentos de desconforto, agradeço à população que segue as orientações da Defesa Civil.”
O prefeito destacou ainda o envolvimento de todas as secretarias municipais, que estão nas ruas para mitigar os impactos das chuvas. “O trabalho não para. Estamos diariamente revisando a rede de drenagem, recuperando áreas afetadas e agindo com responsabilidade. Nosso compromisso é com a vida das pessoas e com a confiança que a população depositou em nós.”