Fundepes promove palestra sobre segurança no trânsito em alusão ao Maio Amarelo
Por assessoria
Nesta quinta-feira (15), em alusão à campanha Maio Amarelo, que tem como foco a conscientização sobre a segurança no trânsito, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) promoveu uma palestra educativa voltada aos seus colaboradores. A atividade contou com a participação do professor Eraldo Ferraz, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e com o apoio do Núcleo de Educação para o Trânsito do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
"Este é um momento de grande relevância para a nossa Fundação. Todos os nossos colaboradores, de alguma forma, estão inseridos no contexto do trânsito, e por isso sabemos o quanto é fundamental promover a conscientização e fortalecer a cultura da segurança viária. Cuidar do trânsito é também cuidar da vida e do bem-estar de todos", ressaltou o diretor da Fundepes, Edson Bento.
O professor Eraldo Ferraz ministra uma disciplina no curso de Pedagogia na UFAL com foco em segurança no trânsito e defende que a educação para o trânsito deve ter início desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, para que esse aprendizado reduza significativamente os acidentes. Durante a palestra, ele destacou a importância da formação cidadã e preventiva como ferramenta essencial para a construção de um trânsito mais seguro e responsável.
“Para mim, essa experiência reforçou a importância da atenção no trânsito, não só por mim, mas pelos outros, pois a prioridade precisa ser a vida”, relatou o analista da Unidade de Captação de Recursos, Valter Melo.
Os agentes do BPRv apresentaram a campanha “Desacelere: o seu bem maior é a vida”, abordando temas como imprudência, distrações e negligências comuns que levam a sinistros no trânsito. Os agentes trouxeram exemplos reais de ocorrências e promoveram atividades práticas, como a demonstração do uso do etilômetro (bafômetro) e simulações com óculos que reproduzem os efeitos da embriaguez e da sonolência ao volante.
A Cabo Lhayse, do BPRv, reforçou que a proposta da campanha é incentivar as pessoas a desacelerar não só nos veículos, mas também na rotina. “Às vezes estamos tão atordoados que não percebemos o que podemos causar. E o mais importante no trânsito são as vidas”, destacou.
A ação integra o conjunto de iniciativas da Diretoria Executiva e da Unidade de Gestão de Pessoas da Fundepes, que seguem promovendo atividades voltadas ao cuidado, à informação e ao bem-estar no ambiente de trabalho.