Atlas da Violência: Alagoas tem uma das maiores taxas de mortes no trânsito do país
Por redação
Alagoas registrou, em 2023, uma das maiores taxas de mortalidade no trânsito do Brasil, segundo o Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12). O estado teve 18,7 mortes por 100 mil habitantes, acima da média nacional de 16,2. O estudo traz pela primeira vez uma seção exclusiva sobre violência no transporte.
O cenário é ainda mais grave nos acidentes com motocicletas: a taxa em Alagoas foi de 10,9 mortes por 100 mil habitantes, bem acima da média do país, de 6,3. Segundo o pesquisador Carlos Henrique Carvalho, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o aumento está ligado à expansão da frota de motocicletas, principalmente em estados mais pobres do Norte e Nordeste.
A popularização das motos, impulsionada pelo baixo custo e uso profissional em entregas e transporte de passageiros, eleva os riscos no trânsito. “A motocicleta não oferece nenhuma proteção ao usuário. Quando há um sinistro ou queda, a chance de algo grave ou fatal é muito alta”, alerta Carvalho.
A alta nas mortes ocorre em meio a debates sobre a regulamentação do transporte de passageiros por moto. Carvalho defende que essas discussões considerem os dados de mortalidade: em 2000, motociclistas eram 15% das vítimas fatais no trânsito; hoje, já passam de 38%.