Arcebispo de Maceió vê continuidade com Papa Leão XIV e destaca experiência pastoral na América Latina
Redação
O arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis, comentou nesta quinta-feira (8) a eleição do novo líder da Igreja Católica, Papa Leão XIV, afirmando que o pontífice deve dar continuidade ao legado de Papa Francisco. O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido após o fim do conclave no Vaticano.
Segundo Dom Beto, o novo papa demonstrou sensibilidade logo em seu primeiro discurso ao se dirigir com emoção, em espanhol, à diocese onde atuou no Peru. “Ele disse que aprendeu a ser pastor ali. É alguém com experiência pastoral profunda na América Latina, o que certamente será positivo para a Igreja”, declarou o arcebispo.
Dom Beto destacou ainda a proximidade entre Francisco e Leão XIV, apontando que não haverá rupturas na condução da Igreja. Ele também comentou a escolha do nome papal, relembrando Papa Leão XIII, referência na doutrina social da Igreja. “Talvez ele queira resgatar essa sensibilidade social, que é parte essencial da evangelização”, disse.
O novo pontífice, que já havia exercido funções burocráticas no Vaticano, também é frade agostiniano e foi bispo em uma diocese desafiadora no Peru. “É um nome que trará alegria para a Igreja. Papa Francisco dizia que Deus nunca se cansa de nos surpreender”, concluiu Dom Beto.