Policiais civis realizam ato na Central de Flagrantes por compensação da carga horária
Por redação com assessoria
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realiza nesta terça-feira (29), às 9 horas, um ato público na Central de Flagrantes, em Maceió. A mobilização inclui café da manhã e almoço para os participantes e tem como objetivo pressionar o Governo do Estado pela compensação financeira relacionada ao aumento da carga horária da categoria.
A iniciativa foi aprovada em Assembleia Geral dos policiais civis e faz parte da campanha "Majoração para Todos". O sindicato denuncia que, desde 2003, a jornada de trabalho foi ampliada de 30 para 40 horas semanais sem que houvesse o pagamento correspondente à majoração salarial. Há dois anos, o Sindpol negocia com o governo a regularização da situação.
Segundo o sindicato, mais da metade da categoria já obteve o reconhecimento do direito à compensação na Justiça. A entidade afirma que a demora na resolução do impasse impacta negativamente a saúde mental dos policiais, gerando desmotivação, ansiedade e sensação de desvalorização profissional.
Enquanto aguarda uma resposta do governo, os policiais mantêm a "Operação Majoração para Todos", que determina medidas como a condução de viaturas apenas por policiais habilitados, o uso de equipamentos em boas condições e a exigência de delegados em todas as operações.
Além do ato na Central de Flagrantes, o Sindpol programou nova manifestação para esta quarta-feira (30), às 9 horas, em frente ao Palácio do Governo.