PP e União Brasil oficializam federação partidária: nasce a União Progressista
Redação
Após meses de negociações e articulações políticas, os partidos Progressistas (PP) e União Brasil oficializam a criação de uma federação partidária que será chamada União Progressista. O anúncio está marcado para o dia 29 de abril, em Brasília.
A nova federação já nasce como a maior força da Câmara dos Deputados, com 108 parlamentares, além de contar com 13 senadores, o que a torna uma das principais bancadas do Congresso Nacional.
A presidência da União Progressista será inicialmente ocupada por Antônio Rueda, dirigente do União Brasil. O acordo prevê uma alternância no comando, e Arthur Lira (PP), atual presidente da Câmara dos Deputados, deverá assumir a liderança da federação em um segundo momento.
O senador Ciro Nogueira (PP), um dos articuladores da iniciativa, tem participado ativamente das conversas sobre os rumos políticos da nova federação, com foco em possíveis alianças para as eleições presidenciais de 2026. Ele é cotado para compor uma futura chapa majoritária, possivelmente como vice de Jair Bolsonaro ou de um nome apoiado por ele.
A criação da União Progressista reforça o protagonismo do chamado “centrão” na política nacional e deve ter impacto significativo nas articulações do Congresso nos próximos anos.