Libertadores: Colo-Colo pode ser excluído após confusão
iG
Durante a partida entre Colo-Colo e Fortaleza nesta quinta-feira (10), parte da torcida do time chileno invadiu a partida após a morte de dois torcedores em uma confusão lado de fora do estádio. A situação pode acabar gerando consequências severas para a equipe do Chile.
De acordo com o jornal do Chile, "La Tercera", o regulamento da Conmebol afirma que a entidade poderia excluir o clube chileno da Libertadores por conta da invasão dos torcedores ao gramado. Para isso, o Colo-Colo teria de ser considerado responsável pela invasão.
O jornal citou o Código Disciplinar da Conmebol e publicou um trecho: "O clube em questão pode ser desclassificado dos próximos torneios organizados pela Conmebol. A Conmebol tomará futuras medidas conforme corresponda, como a suspensão do clube de qualquer outra competição da Conmebol".
Esse mesmo Código Disciplinar afirma, no artigo 12, que "casos de falta de ordem ou disciplina" serão punidos conforme as sanções que fazer parte do artigo 6 do Código. Confira, as punições do sexto artigo, parágrafo 3:
- Obrigação de jogar um ou vários jogos a portas fechadas, ou com um número limitado de espectadores;
- Fechamento parcial do estádio;
- Proibição de disputar um ou vários jogos num determinado estádio;
- Obrigação de disputar um ou mais jogos em campo neutro;
- Obrigação de disputar um ou mais jogos em um terceiro país;
- Anulação do resultado de uma partida;
- Determinação do resultado de uma partida;
- Repetição do jogo;
- Proibição de venda e/ou compra de entradas;
- Redução de pontos;
- Retirada ou cancelamento de licença;
- Desclassificação de competições em andamento e/ou exclusão de competições futuras; implementação de um plano de prevenção;
- Retenção de ingressos em competições da CONMEBOL;
- Proibição de inscrição de novos jogadores em competições da CONMEBOL;
- Restrição ao número de jogadores que um clube pode inscrever para participar de competições da CONMEBOL.
Além dessas sanções, o mesmo Código Disciplinar também afirma que o Colo-Colo pode ser punido financeiramente caso seja considerado o responsável pela confusão.
"A Comissão Disciplinar da Conmebol determinará o valor dos danos ocasionados ou os prejuízos financeiros depois de considerar as circunstâncias de cada caso em particular e as provas disponíveis", relata outra parte do Código.
Pronunciamento do Colo-Colo
Através das suas redes sociais, o Colo-Colo emitiu um comunicado lamentando a morte de dois dos seus torcedores: "Lamentamos profundamente o falecimento de dois de nossos torcedores antes da partida contra o Fortaleza do Brasil, perto do estádio. Enviamos nossas mais profundas condolências às famílias, amigos e entes queridos. Em sinal de luto, anunciamos o cancelamento do 'Arengazo' que estava programado para acontecer nesta sexta-feira, 11 de abril".