Comitê da Bacia do São Francisco alerta crise hidrográfica e importância da participação popular
Redação
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está com inscrições abertas até o dia 20 de maio para representantes da sociedade civil, usuários da água e do poder público municipal. A informação foi destacada em entrevista no estúdio do Jornal Nova Brasil Maceió, nesta sexta-feira (11), com Marcelo Ribeiro, membro do comitê, que também explicou a importância e os desafios enfrentados pela entidade.
Marcelo alertou sobre a grave crise hídrica que atinge o país: “Estamos vivendo uma perda significativa de superfície líquida. As bacias brasileiras estão secando, e isso nos preocupa ainda mais diante do contexto de emergência climática provocada pelas alterações nos gases do efeito estufa”, afirmou.
Segundo ele, o Comitê funciona como um verdadeiro “parlamento das águas”, reunindo todos os segmentos interessados na gestão hídrica. “O Rio São Francisco tem um papel essencial: drena cerca de 8% do território nacional, atravessa toda a região semiárida e é fonte de vida para cerca de 35 milhões de brasileiros. O comitê atua em todo o complexo da bacia hidrográfica, com foco na preservação e uso sustentável da água”, explicou.
O Jornal Nova Brasil Maceió vai ao ar de segunda à sexta das 6h30 às 8h00.