Lula venceria Tarcísio em segundo turno, segundo Datafolha
Por redação com O Antagonista
A pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado, 5, indica que o presidente Lula (PT) derrotaria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026.
Lula aparece com 48% das intenções de voto, contra 39% de Tarcísio. Brancos, nulos e indecisos somam 14%.
O levantamento mostra que Lula também superaria outros nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Contra Michelle Bolsonaro (PL), o petista venceria por 50% a 38%. Já em uma disputa com Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o petista abriria vantagem ainda maior: 51% a 34%.
A sondagem ouviu 3.054 eleitores com 16 anos ou mais em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Cenário sem Lula
Caso Lula opte por não disputar a reeleição e apoie o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o campo da esquerda segue competitivo, embora com vantagem mais estreita.
Em uma simulação de segundo turno, Haddad teria 43% contra 37% de Tarcísio.
Sem Lula na disputa, porém, Haddad enfrenta maior dificuldade para chegar ao segundo turno.
Ele empata tecnicamente com Tarcísio e fica atrás de Ciro Gomes (PDT) em parte dos cenários testados.
Cenário com Bolsonaro
Embora inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, Jair Bolsonaro continua como figura central na disputa política.
Em uma eventual reedição do segundo turno de 2022, Lula venceria Bolsonaro por 49% a 40%, segundo o Datafolha.
Já em um confronto entre Haddad e o ex-presidente, o placar seria mais apertado: o petista teria 45%, contra 41% de Bolsonaro. Nesse cenário, a diferença está no limite da margem de erro, o que torna improvável um empate técnico.
AtlasIntel
A pesquisa AtlasIntel divulgada na última terça-feira, 1º, mostra um cenário bem diferente.
Segundo o levantamento, o presidente seria derrotado tanto por Jair Bolsonaro (PL) quanto por Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Pablo Marçal (PRTB) em um possível segundo turno.
De acordo com a pesquisa, caso estivesse elegível, o ex-presidente teria 48% das intenções de voto contra 46% do petista. Brancos e nulos são 7%.
Em cenário com Tarcísio no lugar de Bolsonaro, o governador de São Paulo teria 47% das intenções de voto e Lula, 46%. Brancos e nulos somam 6%.