Mais de mil mortos em Mianmar após terremoto

29 de março de 2025 às 08:31
TRAGÉDIA

Foto: reprodução

Por redação com O Antagonista

O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar na sexta-feira, 28, deixou pelo menos 1.002 mortos e 2.376 feridos, segundo a mídia estatal do país. O tremor também foi sentido na Tailândia e na China.

Na Tailândia, ao menos nove pessoas morreram e um prédio em construção desabou em Bankok, onde equipes de resgate procuram 101 desaparecidos nos escombros. Até a última atualização, nenhum havia sido encontrado.

O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar na sexta-feira, 28, deixou pelo menos 1.002 mortos e 2.376 feridos, segundo a mídia estatal do país. O tremor também foi sentido na Tailândia e na China.

Na Tailândia, ao menos nove pessoas morreram e um prédio em construção desabou em Bankok, onde equipes de resgate procuram 101 desaparecidos nos escombros. Até a última atualização, nenhum havia sido encontrado. 

O terremoto também causou o colapso de uma ponte de mais de 90 anos na região de Mandalay, em Mianmar. O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos, na sigla em inglês) estima que o número de vítimas pode ser ainda maior já que grande parte da população da região vive em construções vulneráveis a tremores.

O epicentro do tremor foi localizado a 16 km a noroeste de Mandalay, a cerca de 10 km de profundidade, o que ampliou o impacto do abalo sísmico. Após o sismo principal, uma réplica de magnitude 6,4 foi registrada 11 minutos depois.

A junta militar que governa Mianmar decretou estado de emergência em seis regiões, incluindo Mandalay e a capital Naypyitaw. Em uma medida incomum, o governo pediu doações internacionais para ajudar nas operações de resgate e fornecimento de materiais médicos.

A União Europeia, a França e a Índia já manifestaram disposição em enviar ajuda. 

Colapso de prédios

Em Mianmar, relatos indicam que prédios desabaram em várias cidades. Em Mandalay, um edifício de cinco andares veio abaixo, enquanto em Aung Ban, o colapso de um hotel matou ao menos duas pessoas, segundo a mídia estatal. 

Em Taungu, uma mesquita desabou parcialmente. Na capital, o Museu Nacional sofreu danos estruturais.

O terremoto ocorreu às 12h50 no horário local (3h20 em Brasília) e foi sentido em lugares distantes, como Bankok e Yunnan, no sudoeste da China, onde não há relatos de vítimas. 

O governo da Tailândia declarou a capital como “área de emergência” e recomendou a evacuação de prédios altos. Em Mianmar, onde a comunicação foi prejudicada por cortes de energia e restrições à internet impostas pela junta militar, as dificuldades na divulgação de informações podem afetar a chegada de ajuda humanitária.

Desde o golpe militar de 2021, o país enfrenta instabilidade política e um sistema de saúde debilitado, o que pode agravar os impactos do terremoto.