Bolsonaro: 'Em 2027, eu vou subir a rampa do Palácio do Planalto'

28 de março de 2025 às 15:12
ELEIÇÕES 2026

Foto: reprodução

Por redação com O Antagonista

Jair Bolsonaro (à esquerda na foto, ao lado de Valdemar Costa Neto) tenta mostrar confiança na semana em que se tornou réu por tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-presidente compartilhou notícia sobre o pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para arquivar a investigação sobre a suposta fraude em seu cartão de vacinação junto com um longo texto no qual dá sua interpretação sobre o fato, e projeta um futuro político bem otimista.

“Depois de meses de manchetes, prisões arbitrárias, buscas e espetáculos, admitiram o óbvio: não havia qualquer prova contra mim”, reclamou Bolsonaro, dando sua versão da investigação:

“Prenderam meu ex-ajudante de ordens e outras pessoas, quebraram sigilos, invadiram casas, vasculharam até os dados da minha filha menor de idade. Fizeram barulho, mentiram, criaram narrativas — tudo para tentar me atingir politicamente.

O inquérito era frágil desde o início, mas serviu ao seu verdadeiro propósito: abrir caminho para dezenas de operações de pesca probatória, prender aliados de forma ilegal e abusiva, e tentar forçar meus ex-assessores a me implicar com mentiras. Até conseguirem a delação mentirosa de Mauro Cid sob coação.

É o mesmo método usado no inquérito das joias: uma narrativa distorcida, montada para manchar minha imagem e tentar abalar o apoio popular que construí com anos de vida pública.“

“Vasculharam tudo”

O ex-presidente segue reclamando e aproveita para misturar tudo, como se não houvesse indícios de que seus aliados não tivessem tramado para permanecer no poder apesar de perder as eleições.

Os réus nunca negaram as mensagens trocadas para disseminar desinformação e pressionar o alto comando das Forças Armadas para aderir a subterfúgios como estado de sítio ou de defesa, que o próprio Bolsonaro admitiu que considerou, apesar de não haver motivo para isso.

“Reviraram minha vida desde 2018. Vasculharam tudo. E como não encontraram um único ato de corrupção, tiveram que inventar versões falsas, criar inquéritos sem base e fabricar uma acusação de “golpe” para tentar explicar as razões por trás do rastro de abusos, excessos e ilegalidades cometidos por Alexandre de Moraes desde que passou a comandar o inquérito das fake news”, reclamou Bolsonaro na postagem da noite de quinta-feira, 27, que termina com uma mensagem otimista:

“Mas a verdade resiste. E o povo brasileiro segue comigo. O apoio ao meu nome só cresce e a comunidade internacional tem enxergado de modo cada vez mais claro o que realmente está acontecendo no Brasil.

Nós vamos vencer! E em 2027 eu vou subir a rampa do Palácio do Planalto com apoio do povo brasileiro para continuar minha missão de derrotar o crime que assola os brasileiros e de trazer a lei e ordem de volta ao Brasil! Nós vamos acabar com essa caça as bruxas e restaurar a Justiça e todas as nossas liberdades. O arbítrio não triunfará!”

Anistia

Para subir a rampa do Planalto como presidente eleito em 2027, Bolsonaro depende da aprovação de uma anistia pelo Congresso Nacional, ou de uma mudança na Lei da Ficha Limpa, já que está inelegível até 2030 por condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Seus aliados no Congresso elegeram a anistia como prioridade e ameaçam obstruir os trabalhos na Câmara caso o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) não paute a questão. Mas Motta, que viaja com Lula pela Ásia, já avisou que não pretende pautar a urgência para votar o PL da Anistia.

Array ( [0] => Array ( [id] => 6 [nome] => Maceió [posicao] => 3 [slug] => maceio [status] => 1 ) [1] => Array ( [id] => 7 [nome] => Alagoas [posicao] => 6 [slug] => alagoas [status] => 1 ) [2] => Array ( [id] => 4 [nome] => Brasil [posicao] => 7 [slug] => brasil [status] => 1 ) [3] => Array ( [id] => 5 [nome] => Mundo [posicao] => 8 [slug] => mundo [status] => 1 ) [4] => Array ( [id] => 20 [nome] => Gospel [posicao] => 13 [slug] => gospel [status] => 1 ) [5] => Array ( [id] => 22 [nome] => Entretenimento [posicao] => 15 [slug] => entretenimento [status] => 1 ) [6] => Array ( [id] => 23 [nome] => Esportes [posicao] => 16 [slug] => esportes [status] => 1 ) ) 1