Canadá vai reagir ao "ataque" de Trump em breve e pode impor tarifas, diz Carney

27 de março de 2025 às 08:15
Mundo

Foto: Reprodução

Reuters

O Canadá vai responder em breve às novas tarifas sobre veículos importados anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pode impor medidas de retaliação contra os Estados Unidos, disse o primeiro-ministro Mark Carney nesta quarta-feira.

Carney afirmou que a medida de Trump foi "um ataque direto" e disse a jornalistas que deve convocar uma reunião de alto nível do gabinete na quinta-feira para decidir sobre uma resposta.

"Defenderemos nossos trabalhadores, defenderemos nossas empresas, defenderemos nosso país e o defenderemos juntos", disse ele em Kitchener, Ontário.

O Canadá já anunciou um pacote de tarifas retaliatórias totalizando 155 bilhões de dólares canadenses que, segundo ele, seriam impostas em etapas, dependendo do que Trump fizesse.

Questionado sobre quando o Canadá deve reagir, Carney disse: "Isso acontecerá em breve... temos opções. Podemos introduzir tarifas retaliatórias".

Ele não deu detalhes.

Carney, que já cogitou medidas não tarifárias, como a cobrança de impostos sobre as exportações de commodities para os Estados Unidos, disse que seria apropriado falar com Trump em breve. Os dois não se falam desde que Carney tomou posse como primeiro-ministro no início deste mês.