Ouvir uma hora de música por dia ajuda a reduzir dores crônicas em 21% e depressão em até 25%, aponta estudo
Por redação com Goiás 246
Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado no *Journal of Advanced Nursing* revelou que ouvir música pode reduzir dores crônicas em até 21% e sintomas de depressão em até 25%. A pesquisa envolveu 60 pessoas, de 21 a 65 anos, com dores crônicas não-malignas, como osteoartrite e artrite reumatoide, em média há seis anos. Os participantes foram divididos em três grupos: dois ouviram música e um foi o grupo controle.
Os grupos expostos à música ouviram durante uma hora por dia durante uma semana. O primeiro grupo escolheu seu estilo musical preferido, variando de rock a sons da natureza, enquanto o segundo grupo ouviu peças relaxantes selecionadas pelas pesquisadoras, como jazz e piano. Os resultados mostraram que os grupos que ouviram música relataram redução nas dores de 12% a 21% e uma diminuição de 19% a 25% nos sintomas de depressão, em comparação ao grupo controle.
Além disso, os pacientes que ouviram música indicaram maior sensação de controle sobre as dores. As pesquisadoras Sandra Siedliecki e Marion Good destacaram a importância de encontrar formas alternativas de alívio para dores crônicas, que representam um grande problema de saúde pública.