Pinto da Madrugada comemora 26 anos com desfile em Maceió neste sábado (22)
Por redação
O tradicional bloco Pinto da Madrugada, patrimônio imaterial da cultura alagoana, celebrará seus 26 anos com um grande desfile na orla de Maceió neste sábado, 22 de fevereiro, a partir das 9h. A concentração será às 7h, no Marco dos Corais, e contará com 15 orquestras alagoanas, cinco carros alegóricos, clarins, bonecos gigantes e passistas, reunindo mais de 900 músicos de diversos municípios.
Neste ano, o bloco prestará homenagem ao cineasta alagoano Carlos “Cacá” Diegues, falecido em 14 de fevereiro, à produtora cultural e artista circense Peró Andrade, que faleceu em dezembro de 2024, e ao Museu Théo Brandão, que celebra seu cinquentenário em 2025. O museu, fundado em 1975, é um dos principais centros de preservação da cultura alagoana.
A expectativa é que o evento atraia mais de 500 mil foliões, impulsionando a economia local. Em 2019, as prévias carnavalescas de Maceió movimentaram R$ 148 milhões, sendo que 80,4% desse valor foram associados ao Pinto da Madrugada, representando cerca de 0,5% do PIB municipal. Além do impacto financeiro, o bloco fortalece a cultura local e a identidade do frevo no estado.
O evento contará com apoio da Prefeitura de Maceió e patrocínios de empresas como Hotel Ponta Verde, Pitú, Bonsono, Telesil e Maceió Shopping. A festa reforça o Pinto da Madrugada como um dos maiores ícones do carnaval alagoano, promovendo tradição, alegria e valorização da cultura regional.