Justiça inspeciona Presídio Feminino Santa Luzia, em Maceió
Redação com Assessoria
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) em Alagoas e 16ª Vara Criminal da Capital - Execuções Penais realizaram, nesta quarta-feira (19), uma inspeção no Presídio Feminino Santa Luzia, localizado em Maceió.
A fiscalização na unidade, que abriga aproximadamente 160 internas, entre presas provisórias e reeducandas, foi conduzida pelo juiz Nelson Fernando Martins, um dos titulares da Vara de Execuções Penais, e contou com a participação da juíza integrante do GMF, Joyce Florentino.
Segundo a magistrada, a ação conjunta reforça o compromisso do Poder Judiciário com a fiscalização e aprimoramento das condições do Sistema Prisional de Alagoas.
"Foram analisadas as condições das áreas de saúde, incluindo a ala destinada a atendimentos médicos e psicossocial, bem como os espaços de dormitório. Além disso, realizamos entrevistas com representantes das internas, ocasião em que foram colhidas informações sobre alimentação, uniformes e condições de trabalho, incluindo o novo espaço destinado às oficinas e à biblioteca", explicou Joyce Florentino.
A iniciativa busca garantir o bom andamento da execução penal, assegurando que os direitos das internas sejam respeitados e que a dignidade humana seja preservada.
Ao final da vistoria, os juízes destacaram a importância da fiscalização contínua e do diálogo com as custodiadas para a implementação de melhorias no ambiente prisional, com o compromisso do Judiciário alagoano na busca por um sistema penal mais humanizado e eficiente.