Juro alto trava o crescimento, diz Luiza Trajano ao CNN Money

08 de fevereiro de 2025 às 08:09
ECONOMIA

Foto: reprodução

Por redação com CNN

Em uma entrevista relizada nesta quinta-feira (30), Luiza Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza, compartilhou suas perspectivas sobre o cenário econômico atual do Brasil e os desafios enfrentados pelo setor varejista.

Trajano foi enfática ao afirmar que “juro alto realmente trava o investimento e trava também as vendas, trava tudo”.

Ela destacou que o varejo é um setor crucial para a economia, pois impulsiona a indústria e outros setores.

Apesar da preocupação com a inflação, Trajano observou que no setor de varejo não há falta de mercadorias ou aumento significativo de preços. No entanto, ela reconheceu que a alta dos juros e a falta de perspectivas positivas são fatores que atrapalham muito o crescimento econômico.

A empresária ressaltou a importância do crédito e do emprego para impulsionar o desenvolvimento do país.

“Duas coisas impulsionam o país em desenvolvimento nosso. É o crédito e o emprego, porque nós não temos de onde tirar dinheiro”, explicou.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) voltou a subir a taxa básica de juros do país em um ponto percentual, elevando a Selic a 13,25% ao ano, segundo decisão publicada nesta quarta-feira (29).

Mesmo diante dos desafios, Trajano destacou que o varejo brasileiro conseguiu crescer no ano passado.

“E olha que nós somos heróis, porque crescer com uma taxa de juros dessa não é fácil”, afirmou.

Sobre o Magazine Luiza, a empresária mencionou que a empresa tem buscado alternativas criativas para lidar com os juros altos, como oferecer parcelamentos sem taxas. Ela também ressaltou a importância das lojas físicas, que tiveram um crescimento surpreendente.

Trajano concluiu a entrevista demonstrando otimismo, apesar das dificuldades.

“O empresário brasileiro, principalmente o do varejo também, que é pouco tão visto, ele tem muita respiração para poder aguentar isso”, afirmou, destacando a resiliência do setor frente aos desafios econômicos.