Técnicos resgatam cágados após transbordamento do Salgadinho em Maceió
Por redação
Devido às fortes chuvas que atingiram Maceió na manhã desta quarta-feira (5), técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e profissionais do Instituto Biota realizaram o resgate de 23 cágados-de-barbicha (Phrynops geoffroanus). Os animais foram encontrados na via pública, próximo ao prédio do Ministério Público Estadual (MPE), no bairro do Poço, após o transbordamento do Riacho Salgadinho.
Os cágados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por exames antes de serem soltos em uma área segura. Segundo o supervisor do Cetas, Marcelo Normande, nenhum dos animais estava ferido, mas ele alertou sobre os cuidados necessários com a espécie. "Por se tratar de um animal de água doce, é importante que eles não sejam colocados no mar, pois isso pode causar danos graves, inclusive levando à morte", explicou.
O IMA reforçou a importância de acionar as autoridades em casos semelhantes. O veterinário Rafael Cordeiro orienta que a população evite manipular os animais e, em vez disso, entre em contato com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) para um resgate adequado. "Os animais podem estar feridos ou fora de seu habitat natural, o que diminui as chances de sobrevivência", destacou.
Para denúncias de irregularidades ou resgates de animais em perigo, a população pode ligar para o número 190 ou para o BPA, pelo telefone (82) 9 8833-5879.