Prestígio político de JHC favorece Arthur Lira e acende alerta vermelho no projeto de reeleição de Renan

03 de fevereiro de 2025 às 14:31
POLÍTICA

Foto: reprodução

Por Berg Morais 

O prestígio político do prefeito de Maceió, JHC (PL), rompeu as barreiras de Alagoas e chegou à Capital Federal, provocando uma crise de ciúmes inédita nos Renans (pai e filho) por conta do prestígio do jovem gestor em Brasília.

Por conta do trânsito livre em todas as frentes políticas do país, JHC pode favorecer o agora ex-presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), assegurando conforto na definição do seu futuro político. Caso decida disputar o governo em 2026, Jota poderá montar uma chapa capaz de garantir as duas vagas no Senado, “aposentando” forçadamente Renan Calheiros (MDB) e prestigiando Lira.

O alerta vermelho foi ligado no grupo calheirista, principalmente no Palácio República dos Palmares, que terá sua estrutura usada para priorizar a reeleição do veterano senador. O governador Paulo Dantas (MDB) já organiza uma reforma administrativa para atrair novos aliados. 

Analistas políticos acreditam que mesmo Renan Filho ‘descendo’ para disputar o governo de Alagoas para dar um palanque à campanha do pai não será suficiente para melhorar a imagem desgastada do ‘velho Renan’. A campanha de 2026 terá uma palavra como destaque: renovação.