Coordenador da Biota alerta sobre interação ilegal com peixe-boi em Maceió

29 de janeiro de 2025 às 16:21
MEIO AMBIENTE

Foto: reprodução

Por redação

O coordenador da Biota, Bruno Stefanis, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (29) para comentar um episódio ocorrido na manhã de hoje, na praia da Pajuçara, em Maceió. Banhistas foram flagrados interagindo com um peixe-boi, atitude que é considerada crime no estado de Alagoas.

Em seu comunicado, Stefanis enfatizou que qualquer forma de interação com o animal, seja para tocá-lo, alimentá-lo ou mesmo tentar ajudá-lo, configura molestamento. Segundo ele, essa prática pode ser prejudicial tanto para o peixe-boi quanto para os humanos.

O especialista alertou também para os riscos sanitários da interação com esses animais. Ele mencionou que doenças infecciosas podem ser transmitidas, lembrando que recentes emergências de saúde, como a pandemia de Covid-19 e a gripe aviária, foram impulsionadas por contatos indevidos entre humanos e animais silvestres.

Stefanis orientou que, ao encontrar um peixe-boi, as pessoas evitem contato direto e apenas observem de longe. Caso o animal esteja em perigo ou precise de assistência, o correto é acionar as autoridades ambientais para garantir sua segurança.