Alagoas se despede de Benedito de Lira, líder político de destaque e ex-senador

14 de janeiro de 2025 às 08:55
Alagoas

Foto: Assessoria

Redação com Assessoria

O estado de Alagoas está de luto pela perda de um dos mais importantes líderes políticos de sua história. Faleceu na manhã desta terça-feira (14), aos 82 anos, Benedito de Lira, carinhosamente chamado de Biu, ex-senador, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-vereador e prefeito reeleito da Barra de São Miguel. A família ainda anunciará os detalhes das cerimônias de velório e enterro.

Benedito enfrentava um tratamento oncológico e, em 31 de dezembro de 2024, passou por uma cirurgia de emergência. Internado no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, desde então, não resistiu às complicações de saúde e faleceu nesta manhã. Seu falecimento marca o fim de uma trajetória política marcada pela dedicação ao povo alagoano.

Uma vida de superação e serviço público

Nascido em Junqueiro em 1942, Benedito de Lira teve uma infância humilde que moldou sua visão de mundo e o motivou a escolher a política como vocação. Foi eleito vereador em sua cidade natal por dois mandatos (1966 e 1970) e, posteriormente, transferiu-se para Maceió, onde também foi vereador entre 1973 e 1982.

Biu exerceu três mandatos consecutivos como deputado estadual, entre 1983 e 1994, tendo presidido a Assembleia Legislativa de Alagoas por mais de uma legislatura. Em 1994, conquistou o mandato de deputado federal, cargo que ocupou em quatro legislaturas. Em 2010, elegeu-se senador, onde permaneceu até 2018, defendendo os interesses de Alagoas em Brasília.

Mesmo enfrentando desafios de saúde, Benedito liderou uma gestão destacada na Barra de São Miguel, onde foi reeleito prefeito. Durante a campanha de 2024, participou ativamente, demonstrando força e dedicação ao trabalho público. Com sua morte, o vice-prefeito Henrique Alves Pinto assume em definitivo o cargo de prefeito.

Legado e homenagens

Benedito de Lira deixa um legado de proximidade com a população e compromisso com o desenvolvimento de Alagoas. Advogado formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ele conciliou sua formação acadêmica com uma trajetória política marcada por conquistas significativas para o estado.