'Afundar o pepino em você', jornalista sofre ataques misóginos de radialista nas redes sociais

20 de dezembro de 2024 às 13:24
MISOGINIA

Foto: reprodução

Por redação

A jornalista Géssika Costa, ao criticar a gestão municipal em suas redes sociais, foi alvo de ataques misóginos por parte do comunicador Rodrigo Veridiano. A discussão iniciada após a jornalista questionar a postagem do prefeito sobre a árvore de Natal na orla da cidade, ironizando a situação em referência aos problemas causados pela mineração, culminou em ofensas graves por parte de Veridiano.

Em resposta à crítica da jornalista, Veridiano publicou um comentário com ofensas de cunho sexual, direcionadas diretamente a Géssika Costa. A jornalista, por sua vez, denunciou o caso nas redes sociais e informou que registrará um boletim de ocorrência.

A atitude de Veridiano gerou revolta e indignação nas redes sociais, com diversos jornalistas e internautas manifestando solidariedade a Géssika Costa e repudiando a violência de gênero.

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) emitiu uma nota de solidariedade à jornalista, condenando os ataques sofridos.

Leia a nota na íntegra:

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas vem manifestar solidariedade e apoio à jornalista Géssika Costa, vítima de ataques misóginos nas redes sociais proferidos pelo radialista Rodrigo Veridiano. Infelizmente, a falta de argumentos revela uma faceta de preconceito que merece todo o nosso repúdio como categoria e como seres humanos.

Géssika é jornalista, premiada, liderança no movimento negro e na luta das mulheres e fez críticas ao afundamento dos bairros em Maceió. Como resposta, Veridiano demonstrou o tamanho do mal causado naqueles que ficam isolados em suas próprias bolhas. Palavras lamentáveis e que não condizem com a conduta de um comunicador nem se esperam de nenhum profissional.

O Sindjornal ressalta que a jornalista se manifestou em uma publicação nas redes sociais, exercendo o seu direito de cidadã, de jornalista e respeitando os limites da liberdade de expressão, o que motivou o ataque gratuito. As redes sociais não podem e nem devem servir de palco para promoção de qualquer tipo de violência. O bom debate com conteúdo e argumentos é salutar para resolução de problemas que envolvem a nossa sociedade. E a imprensa está apta para promover esse tipo de discussão.

O Sindjornal tem combatido há anos os ataques nas redes. Um tipo de postura que nada agrega e que, na verdade, muito revela sobre aqueles que dizem defender uma sociedade mais justa, e neste caso empunhando os microfones da imprensa.

Nesta manhã, Rodrigo Veridiano apagou o comentário.