SSP pode perder 55 veículos devido a atraso de 11 meses no pagamento de locadora
Por redação
A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) enfrenta a possibilidade de ter parte significativa de sua frota retirada pela empresa Localiza devido a um atraso no pagamento de R$ 612.267,23. O valor, referente à locação de 55 veículos, deveria ser quitado até esta quarta-feira, 18 de dezembro, sob risco de suspensão do contrato.
A frota da SSP inclui 149 carros alugados pela Localiza, utilizados por órgãos como as polícias Militar e Civil.
Caso o pagamento não ocorra, a Força Tarefa da Polícia Militar será a mais afetada, podendo perder 12 veículos, enquanto a Rondas Ostensivas Táticas (Rotan) ficará sem 10 carros. A situação crítica ocorre porque a dívida, correspondente ao mês de dezembro do ano passado, venceu em 18 de janeiro, acumulando um atraso de 11 meses.
Além da pressão exercida pela Localiza, o governo do estado enfrenta uma série de atrasos em pagamentos a fornecedores, o que tem gerado uma crise administrativa. A empresa Equatorial, por exemplo, ameaça cortar o fornecimento de energia para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro dos Martins devido a débitos referentes a agosto, setembro e outubro, além de R$ 511 mil acumulados entre 2023 e 2024.
Em resposta à cobrança da Localiza, a Secretaria de Segurança Pública informou que "os valores pendentes referentes ao contrato em questão serão quitados nesta quarta-feira (18)."
Apesar dessa garantia, o atraso gerou apreensão, especialmente no setor de segurança pública, que depende diretamente da frota para suas operações diárias. O governo do estado, no entanto, mantém silêncio sobre o cenário geral dos atrasos, optando por aguardar o retorno do governador Paulo Dantas, que está de férias até a próxima semana.