Câmara Municipal de Maceió homenageia Aldo Rebelo com título de cidadão honorário
Por redação
Na próxima segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Maceió (CMM) realizará uma sessão solene para conceder o título de cidadão honorário da capital alagoana ao político e escritor José Aldo Rebelo Figueiredo. A homenagem, proposta pelo vereador Dr. Cleber Costa, acontecerá às 14h e deverá reunir líderes políticos de diversas correntes, além de amigos e admiradores do homenageado.
Natural de Viçosa, no interior de Alagoas, Aldo Rebelo é amplamente reconhecido como uma das figuras mais proeminentes da política nacional, tendo exercido cinco mandatos como deputado federal por São Paulo. Ele também presidiu a Câmara dos Deputados entre 2005 e 2007 e foi ministro em várias pastas durante os governos Lula e Dilma Rousseff. Segundo Dr. Cleber Costa, a homenagem é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Aldo ao povo de Alagoas e, especialmente, à cidade de Maceió.
“Aldo Rebelo sempre fez questão de exaltar suas raízes alagoanas. É um político íntegro e que enalteceu o nome do nosso estado no cenário nacional. Esta é uma justa homenagem pela sua trajetória exemplar e pelo impacto de suas ações em Maceió e Alagoas”, declarou o vereador. Ele também destacou o papel de Aldo como uma figura de diálogo e pacificação, características que atraíram respeito de diferentes espectros políticos.
Aldo Rebelo tem uma carreira marcada por iniciativas legislativas de grande alcance, incluindo a relatoria do Novo Código Florestal Brasileiro e a criação de leis como a que proíbe bombas de autosserviço em postos de combustíveis e a que instituiu o dia 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. Nacionalista por convicção, ele também é conhecido por defender a valorização da língua portuguesa e por promover debates sobre temas como automação no setor público e preservação ambiental.