Policiais do BPTran condenados por corrupção em Alagoas

03 de dezembro de 2024 às 07:14
Alagoas

Foto: Assessoria

Redação

Dois ex-policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) de Alagoas foram condenados pela prática de corrupção passiva. Walter Alves Brabo Júnior e Bruna de França Rocha foram acusados de exigir propina de motoristas durante abordagens de trânsito, utilizando o Pix como forma de pagamento. A decisão foi proferida pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Conforme a denúncia do Ministério Público Estadual (MPAL), as equipes do BPTran identificavam supostas irregularidades no trânsito e, em seguida, exigiam pagamentos indevidos para evitar a aplicação de multas ou a apreensão de documentos e veículos. O esquema criminoso foi desvendado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que detalhou como os policiais coagiam os motoristas a realizar transferências bancárias no momento da abordagem.

Apesar da condenação, Walter Alves e Bruna Rocha foram absolvidos das acusações de lavagem de dinheiro e organização criminosa. A pena para Walter Alves foi fixada em três anos, sete meses e dezessete dias de reclusão, enquanto Bruna Rocha recebeu uma pena de dois anos, oito meses e vinte dias. Ambos cumprirão a pena em regime aberto.

A defesa dos policiais, representada pelo escritório Raimundo Palmeira, já anunciou que irá recorrer da decisão, alegando a inocência dos seus clientes.