Candidatura de Dafne Orion para presidência do PT/AL representa continuação de mandato conturbado de Ricardo Barbosa
Por Berg Morais
O presidente do PT de Alagoas, Ricardo Barbosa, anunciou neste final de semana a presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, Dafne Orion, como candidata à sua sucessão. O Processo de Eleições Diretas (PED) deverá ocorrer no primeiro semestre de 2025.
Dafne Orion representará a tendência interna da sigla lulista chamada Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada pelo deputado federal Paulão, e terá como adversário o deputado estadual Ronaldo Medeiros, da Resistência Socialista.
O processo de escolha para o novo presidente do PT em Alagoas surge diante de um escândalo de corrupção envolvendo o atual presidente, o advogado Ricardo Barbosa. Ele é acusado de ter favorecido o filho, Guilherme Barbosa, com recursos do Fundo Eleitoral no pleito deste ano e do Fundo Partidário desde 2019.
Internamente, a candidatura de Dafne Orion representa a continuação de um mandato marcado por escândalos de corrupção que provocaram a debandada de filiados e questionamentos sobre a transparência e a ética do partido do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.