Zumbi dos Palmares é exaltado como herói nacional em celebração à Consciência Negra

21 de novembro de 2024 às 07:41
RESISTÊNCIA NEGRA

Foto: reprodução

Por redação

O ex-secretário de cultura de União dos Palmares, Paulo Sarmento, destacou nesta quarta-feira (20), durante as comemorações do feriado da Consciência Negra, a importância de Zumbi dos Palmares como um dos grandes heróis nacionais. O líder quilombola é símbolo de luta contra a escravidão no Brasil e de resistência da população negra.

"Zumbi foi um grande estadista, Zumbi lutou pela liberdade do seu povo, dando exemplo para a nação brasileira", afirmou Sarmento, ressaltando o impacto histórico do líder na formação da identidade brasileira.

Segundo o ex-secretário, a resistência negra durante o período escravagista não apenas contribuiu para a luta por liberdade, mas também desempenhou um papel significativo no desenvolvimento econômico do Brasil na época. Ele destacou o protagonismo das comunidades quilombolas na construção do país.

Sarmento também lembrou que o feriado, que marca os 300 anos da morte de Zumbi, é um momento de celebração, mas também de reflexão e luto. “É uma data para honrar a resistência dos escravizados e aqueles que deram suas vidas, como Zumbi, em prol da liberdade do povo negro”, concluiu.