O que são os mísseis americanos ATACMS, que a Ucrânia poderá usar para atacar a Rússia

18 de novembro de 2024 às 09:21
Mundo

Foto: Reprodução

g1

A Rússia já acusou a Ucrânia de usar mísseis americanos ATACMS, de longo alcance, para atingir a Crimeia — Foto: Reuters

Segundo o jornal "The New York Times", a liberação se deve ao envio de tropas norte-coreanas para lutarem na guerra na Ucrânia ao lado dos russos. O anúncio neste domingo (17) ocorreu após um ataque russo de grande escala contra locais de geração de energia na Ucrânia.

Até agora, a Ucrânia podia usar esse tipo de armamento apenas para se defender em seu território. O disparo de mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA contra a Rússia era um tabu, porque o presidente russo, Vladimir Putin, considera que isso muda o caráter do conflito e havia prometido represálias. Entre as ameaças que fez ao Ocidente, Putin disse que realizaria testes nucleares.

Biden mudou de posição a menos de dois meses de deixar a Casa Branca. Em janeiro, o republicano Donald Trump assume a presidência americana, e não se sabe se ele manterá o apoio à Ucrânia no conflito.

▶️ O que são os mísseis ATACMS? A sigla ATACMS significa Army Tactical Missile Systems (em português, Sistemas de Mísseis Táticos do Exército dos EUA). Os mísseis de longo alcance permitem ataques com precisão a mais de 300 km de distância dos alvos.

São armas que o exército ucraniano já havia recebido de aliados, mas que não haviam sido empregados em solo russo. Essa é a vedação que cai, depois da determinação de Biden.

Além dos ATACMS, os ucranianos também receberam mísseis de longo alcance de sistemas como o Storm Shadow, liderado pelo Reino Unido, o SCALP, fabricado na França.

▶️ Para que servem? A Ucrânia tem pressionado para obter permissão de usar os armamentos para atingir alvos estratégicos dentro da Rússia, fazendo o exército de Putin recuar para longe da fronteira.

O governo ucraniano afirma que as principais bases aéreas, depósitos de suprimentos, posições de comando e outros centros logísticos poderiam se tornar alvos fáceis, dificultando o reabastecimento de tropas e armamento.