Setor de bares e restaurantes em Alagoas mostra sinais de recuperação e projeta crescimento para o fim do ano
Redação
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas revela um cenário de leve melhora no setor de alimentação fora do lar. Os dados, coletados entre os dias 21 e 28 de outubro com empresários alagoanos, indicam um otimismo crescente para o fim do ano, com 91% das empresas esperando aumentar suas vendas no período.
A pesquisa também aponta para um aumento na geração de empregos. Quase metade dos empresários (49%) pretende contratar mais funcionários para atender à demanda crescente, enquanto outros 48% manterão seus quadros de empregados. Apenas 3% pretendem demitir.
De acordo com Marcus Batalha, presidente da Abrasel em Alagoas, a expectativa de crescimento para o fim do ano é um dos principais fatores que contribuem para os resultados positivos da pesquisa. "Observamos uma redução na quantidade de empresas que estão no prejuízo e endividadas. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas isso já nos mostra um bom sinal. Pensamos que esse resultado também já é reflexo da chegada das festas de final de ano, mostrando que 91% das empresas esperam aumentar suas vendas no período em questão e praticamente metade pretende fazer contratações, o que é muito positivo para o setor", afirma Batalha.
Desafios persistem
Apesar do otimismo, os desafios ainda são grandes para o setor. A pesquisa mostra que 35% das empresas possuem dívidas em atraso, com destaque para os débitos com impostos (federais e estaduais), encargos trabalhistas e previdenciários, e empréstimos bancários. Além disso, 15% das empresas registraram prejuízo em setembro e 38% não conseguiram reajustar os preços do cardápio nos últimos 12 meses, o que demonstra a pressão da inflação sobre os negócios.