Arthur Lira discursa na abertura do P20, defende países do bloco e realiza reuniões bilaterais com delegações estrangeiras
Por redação com assessoria
Em discurso na abertura oficial da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, o P20, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP), destacou a importância política e econômica dos países do G20. Ao lado do presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco, e de demais autoridades, Lira participou nesta quinta-feira (7) da abertura da Cúpula. O parlamentar também tem liderado diversas agendas com representantes de legislativos mundiais. O encontro é realizado alguns dias antes da Cúpula do G20, que está marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
“O conjunto destes países é responsável por mais de 85% de todas as riquezas geradas no planeta e de 75% do comércio internacional. Há representantes dos parlamentos de todas as regiões que abrangem diversas tradições políticas e culturais. É um orgulho, uma honra e uma alegria poder recebê-los na capital do Brasil”, destacou Lira. Criado em 2010, o P20 é um grupo liderado pelos presidentes dos parlamentos dos países que integram o G20 — organização de cooperação internacional que agrega as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana.
Ainda na abertura do evento, o presidente da Câmara reiterou o compromisso do Legislativo brasileiro com uma pauta verde voltada para a transição energética e para a regulamentação do mercado de carbono. Durante os trabalhos da Cúpula, Lira, juntamente com Pacheco, também recebeu os representantes de 35 delegações participantes do P20 para a foto oficial do encontro. Durante 3 dias de duração da reunião, em Brasília, parlamentares das 20 maiores economias do planeta e de 8 países convidados vão debater sobre como legislar por um mundo mais justo e um planeta mais sustentável.
Reuniões Bilaterais
O presidente da Câmara realizou reuniões bilaterais com diversas delegações de países que participam da 10ª Cúpula. As audiências foram solicitadas pelos representantes dos parlamentos convidados para o encontro em Brasília. Estiveram no gabinete da Presidência da Câmara as comitivas da União Interparlamentar, liderada pela senhora Tulia Ackson; a presidente do Senado do Canadá, Raymonde Gagné; o presidente da Assembleia de Portugal, Pedro Aguiar-Branco; o presidente da Parlaméricas, senadora Blanca Ovelar; o presidente do Parlamento de Singapura, Kian Peng Seah; e a vice-presidente do Parlamento Europeu, Christel Schaldemose.
“Sediarmos a Cúpula do P20 é uma oportunidade para posicionarmos nosso país como protagonista do diálogo legislativo global, mostrando que os deputados e senadores brasileiros estão dedicados às discussões das pautas de interesse mundial. Do mesmo modo, sermos sede do P20 consolida a posição do Brasil como país democrático, de instituições sólidas e combativas frente às demandas da comunidade nacional e da sociedade internacional. O P20 no Brasil deixa este legado e é uma grande alegria para mim presidir nossa Câmara neste momento”, finalizou Lira.