Gruta e Serraria ganham faixa compartilhada para ciclistas e cadeirantes

06 de novembro de 2024 às 15:30
Maceió

Nova faixa interliga as avenidas Fernandes Lima, no Farol, e Muniz Falcão, no Barro Duro. Foto: Ascom DMTT

Redação com Assessoria

A Prefeitura de Maceió, por meio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), implantou um novo corredor de passeio compartilhado. A novidade liga a ciclovia da Av. Fernandes Lima à ciclofaixa da Av. Muniz Falcão, no Barro Duro, passando pela Gruta de Lourdes e Serraria.

O espaço começa no cruzamento da Av. Fernandes Lima com a Rua Ariosvaldo Pereira Cintra, com 885m de faixa bidirecional, passando pelo Hospital da Cidade, seguindo pela Av. Nelson Marinho de Araújo, com 190m de faixa bidirecional e 1.370m de faixas unidirecionais, seguindo o respectivo sentido das vias. A faixa continua na Rua Adolfo Gustavo, com mais 117m, totalizando 2.622m de extensão.

“A faixa vai garantir melhor mobilidade para ciclistas e também cadeirantes, que já utilizam o espaço recém-criado e também outros pontos, como a faixa da orla e a ciclofaixa do torcedor, na Av. Siqueira Campos”, destaca André Santos, diretor-presidente do DMTT.

O espaço segue o pensamento do órgão, de interligar pontos da cidade com faixas seguras para os ciclistas, pedestres e cadeirantes. “Você consegue sair de bairros como a Gruta ou os que margeiam a Fernandes Lima ou Durval, e chegar à orla de Cruz das Almas, de forma segura”, pontua André.

Sandra Batista, moradora de um condomínio próximo ao Hospital da Cidade falou sobre a novidade. “Até visualmente ficou melhor. Antes era um mundo de carros estacionados, agora a gente consegue pedalar, caminhar, a via livre. Ficou muito bom”, disse.

Sinalização

Com a implantação, o DMTT providenciou medidas para garantir a mobilidade urbana. No caso, foram instaladas placas com a proibição de estacionamento em toda extensão da Rua Ariosvaldo Pereira Cintra e em pontos da Av. Nelson Marinho de Araújo.

Nessas vias há placas tipo R6-c, de proibição de parada e estacionamento, todas bem visíveis para os condutores, ciclistas e pedestres. Está prevista ainda o reforço da sinalização vertical com placas R36-c.

"Estamos implementando medidas de segurança e sinalização para garantir a fluidez e proteção dos usuários nas novas faixas compartilhadas, promovendo uma mobilidade urbana mais eficiente e segura para todos", destaca Luciano Martins, diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade.

Ainda está prevista a instalação de balizadores, que darão ainda mais segurança aos usuários.