Sindjornal manifesta apoio a Berg Morais e diz que processo de Ricardo Barbosa contra jornalista é ataque à liberdade de imprensa

01 de novembro de 2024 às 16:41
NOTA DE SOLIDARIEDADE

Foto: reprodução

Por redação

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) emitiu uma nota de solidariedade ao jornalista Berg Morais, que enfrenta um processo movido pelo presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa. O processo foi motivado pela cobertura de Morais sobre um suposto desvio de recursos públicos e eleitorais destinados ao diretório alagoano do partido desde 2020, prática que teria se repetido nas eleições deste ano.

A reportagem de Morais, que trouxe à tona o escândalo, é fundamentada no depoimento do advogado Welton Roberto, também processado por Barbosa. Segundo o Sindjornal, o processo judicial contra o jornalista é um exemplo de “Lawfare”, prática de uso do sistema legal para intimidar profissionais de imprensa.

O sindicato enfatizou a importância da liberdade de imprensa para o fortalecimento da democracia e condenou a intimidação de jornalistas, prática que contribui para a escalada de ataques ao estado democrático de direito no Brasil. Para o Sindjornal, esse tipo de processo visa silenciar reportagens críticas e prejudica o acesso da sociedade à informação.

Leia a nota na íntegra:

Nota de Solidariedade

O Sindicato dos Jornalistas de  Alagoas vem manifestar solidariedade e apoio ao jornalista Berg Morais, que foi processado pelo presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa, por ter noticiado sobre o uso de recursos do fundo eleitoral do partido.

A reportagem é baseada no depoimento de uma fonte identificada, o advogado Welton Roberto, que também foi processado.

A prática de ameaçar jornalistas com processos judiciais, conhecida mundialmente como "Lawfare", tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, como medida para cercear e silenciar jornalistas.

O Sindjornal reitera que o exercício livre da imprensa é um dos pilares fundamentais para o saudável exercício da democracia e condena intimidações, que contribuem diretamente com a crescente onda de ataques à imprensa e ao estado democrático de direito que o país enfrenta há anos.