Homem é condenado a 10 anos de prisão por envolvimento em homicídio de portador de HIV
Por redação
Um homem foi condenado a 10 anos de reclusão nesta quinta-feira (24) por sua participação em um homicídio ocorrido em 2018, em Marechal Deodoro, na Região Metropolitana de Maceió. A vítima, José Antônio Araujo de Carvalho, de 38 anos, era portadora do vírus HIV e havia transmitido a doença para três membros de sua família.
A condenação foi determinada pela Justiça após investigação conduzida pelos agentes do 17º Distrito Policial de Marechal Deodoro. De acordo com o inquérito policial, o crime ocorreu no dia 14 de outubro de 2018, quando o condenado, em companhia de outros dois indivíduos, desferiu diversos golpes de arma branca contra José Antônio.
O corpo da vítima foi encontrado nas proximidades da Lagoa, no Sítio Salgado, na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro. As investigações apontaram que o crime teria sido motivado pela transmissão do vírus HIV por parte da vítima para três familiares.
A motivação do crime, relacionada à transmissão do vírus HIV, torna o caso ainda mais complexo e sensível. A condenação do acusado serve como um alerta para a importância de combater a discriminação e a violência contra pessoas portadoras de HIV, além de reforçar a necessidade de garantir o acesso a informações e serviços de saúde para prevenção e tratamento da doença.