Possíveis testemunhas da morte de Liam Payne prestam depoimento à polícia em Buenos Aires
CNN Brasil
Seis pessoas que supostamente testemunharam Payne nas horas anteriores à sua morte falaram com a polícia local em Buenos Aires na quinta-feira (17), como parte da investigação sobre a morte do cantor.
Duas mulheres, o empresário do músico e três funcionários do hotel deram depoimento à polícia da cidade, disseram autoridades à CNN nesta sexta-feira (18), enquanto os investigadores trabalham com o Ministério Público para reconstruir os eventos.
As mulheres que testemunharam estavam com o cantor britânico em seu quarto de hotel, mas já tinham saído quando sua morte ocorreu, de acordo com o Ministério Público.
À medida que a realidade da morte de Liam Payne se instala, sua família, amigos e antigos companheiros de banda One Direction ainda tentam entender a perda devastadora, enquanto as autoridades avançam na investigação das circunstâncias que cercam os momentos finais e a queda fatal de Payne.
Payne morreu na quarta-feira após cair do terceiro andar do Hotel CasaSur Palermo em Buenos Aires, Argentina. Ele tinha 31 anos.
Sua morte continuou sob investigação nesta sexta-feira (18) pelas autoridades locais, que estão trabalhando para determinar a natureza da queda de Payne à medida que mais detalhes começam a surgir.
O Ministério Público da Argentina disse na quinta-feira que “tudo indica que o músico estava sozinho quando a queda ocorreu”.
O Ministério Público também suspeita que Payne, que anteriormente era aberto sobre sua luta contra o vício e sua saúde mental, estava potencialmente “passando por algum tipo de episódio devido ao abuso de substâncias” na época.
Uma foto divulgada pela polícia de Buenos Aires na quarta-feira mostra uma mesa no quarto de hotel de Payne com itens espalhados por ela, incluindo pó branco não identificado, papel-alumínio amassado e um isqueiro. Algumas marcas carbonizadas também são visíveis na mesa.
Eles também suspeitam que ele pode não estar totalmente consciente no momento da queda. “Devido à posição em que o corpo foi encontrado e aos ferimentos da queda, presume-se que Payne não adotou uma postura de reflexo para se proteger e pode ter caído em um estado de semi ou total inconsciência”, dizia o relatório.
Marcelo Roma, o promotor responsável pela investigação, confirmou que o relatório preliminar da autópsia determinou que a morte de Payne foi causada por múltiplos ferimentos graves e “hemorragia interna e externa” em decorrência da queda.
Os resultados dos testes toxicológicos para determinar se Payne estava sob influência de álcool ou outras substâncias no momento de sua morte ainda estão pendentes.
Na quarta-feira, a polícia de Buenos Aires inicialmente respondeu ao hotel depois que um funcionário solicitou assistência policial urgente por meio de uma ligação para ajudar um hóspede do hotel que estava “sobrecarregado com drogas e álcool” e cuja vida eles temiam estar “em risco”, de acordo com a chamada de emergência obtida pela afiliada local da CNN, Todo Noticias.
Um relatório divulgado posteriormente pelo Ministério Público afirmou que uma série de substâncias foram apreendidas no quarto de Payne que podem “indicar uma situação anterior de consumo de álcool e drogas”.
Ainda não está claro se Payne pulou da sacada do seu quarto ou caiu acidentalmente.
A polícia de Buenos Aires disse anteriormente à Associated Press em um comunicado que acredita na primeira hipótese, mas não deu detalhes sobre como chegou a essa conclusão e encaminhou a CNN ao gabinete do promotor para obter mais informações.
“Sentiremos muita falta dele”
A família de Payne disse em um comunicado que está “de coração partido” com sua morte, de acordo com a agência de notícias PA Media do Reino Unido.
“Liam viverá para sempre em nossos corações e nos lembraremos dele por sua alma gentil, engraçada e corajosa”, dizia a declaração. “Estamos apoiando uns aos outros o melhor que podemos como uma família e pedimos privacidade e espaço neste momento terrível.”
Harry Styles, Niall Horan, Louis Tomlinson e Zayn Malik – os membros restantes do One Direction – homenagearam seu amigo e ex-companheiro de banda na quinta-feira com uma declaração coletiva e várias lembranças individuais.
“Estamos completamente devastados com a notícia da morte de Liam”, dizia a declaração conjunta da banda. “As memórias que compartilhamos com ele serão guardadas para sempre.”
O quarteto acrescentou: “Sentiremos muita falta dele. Nós te amamos, Liam.”