Prefeitura de Maceió lançou o plano de enfrentamento ao período chuvoso 2025
Redação com Assessoria
Maceio já possui um plano de enfrentamento ao período chuvoso para o ano de 2025, o Previne Maceió. A Defesa Civil Municipal, que cria e coordena o plano, lançou sua quarta edição nesta sexta-feira (18), para os representantes de todas as pastas que compõem a Previne.
Na ocasião, o coordenador-geral do órgão, Abelardo Nobre, apresentou as ações previstas, atendendo os eixos de prevenção, preparação, resposta, restabelecimento e reconstrução em casos de desastres.
“Desde o início da gestão do Prefeito JHC implementamos esse plano aqui na capital e por meio das ações preventivas estabelecidas nele, estamos no terceiro ano consecutivo sem registrar vítimas fatais durante o período chuvoso em decorrência de desastres ocasionados pela chuva em Maceió”, enfatiza Abelardo Nobre.
As ações também incluem a atuação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs), que são voluntários treinados pelo órgão para agir de forma preventiva nas comunidades de toda a capital.
“Os Nudecs são nossos olhos nas áreas de risco, eles estão lá acompanhando o dia a dia da comunidade e sempre que necessário eles acionam a gente. Já tivemos muitos episódios em que o trabalho de um Nudec foi essencial para salvar vidas em áreas de risco. E, em breve, abriremos novo edital para aumentar nossos voluntários para chegar a 300 em toda Maceió”, destaca o coordenador-geral.
Planejamento e ações do Previne Maceió
O plano tem em seu escopo as atividades desenvolvidas por cada pasta em situações de eventos extremos, como fortes chuvas e/ou inundações.
Antes do período chuvoso chegar, a Defesa Civil Municipal prepara o plano fazendo o levantamento das áreas de risco, identificando as demandas existentes em cada localidade, para realizar ações conjuntas com outras secretarias.
A partir do mês de janeiro de cada ano, as ações de prevenção previstas são iniciadas. Entre elas estão a aplicação de lonas nas encontras, a limpeza de galerias de águas pluviais, a desobstrução de canais, a manutenção das drenagens e a poda de árvores.
As ações emergenciais são colocadas em prática durante o período chuvoso. Elas fazem parte do escopo de atuação da Defesa Civil de Maceió, baseadas no eixo de resposta à população, que vem após as ações de I - prevenção, II - preparação, seguidas do IV - restabelecimento, depois dos eventos extremos.
Trabalho integrado - Veja a função de cada pasta e órgão municipal no Previne Maceió:
Defesa Civil de Maceió
Atuará na sistematização do diagnóstico e encaminhamento das situações de risco para os órgãos competentes.
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Pode contribuir com o oferecimento de escolas que servirão de abrigo.
Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Auxilia nos cuidados sanitários com as famílias abrigadas.
Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc)
Faz a demolição dos imóveis condenados.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes)
Facilita o acesso das famílias desabrigadas e desalojadas aos abrigos municipais.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab)
Realiza o cadastro das famílias no programa de habitação.
Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra)
Atua nas obras de drenagens das encostas.
Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza urbana (Alurb)
Atua nas supressões e podas das árvores que possam prejudicar em casos de deslizamento.
Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT)
Atua nas interdições das vias, para garantir um fluxo seguro.