Semarh emite alerta de baixa umidade no Sertão de Alagoas

04 de outubro de 2024 às 11:10
PARA ESTE SÁBADO

Foto: reprodução

Por redação

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH/AL), emitiu, nesta sexta-feira (04), um alerta para as regiões do Sertão e Sertão do São Francisco, no Estado de Alagoas, devido às condições climáticas previstas para o sábado (05). A baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30% em alguns períodos, poderá representar um risco significativo para a população dessas áreas, especialmente em momentos de pico de radiação solar.

De acordo com o órgão, a situação é resultado da presença de uma massa de ar seco e quente associada a um sistema de alta pressão atmosférica, que impede a formação de nuvens convectivas. Com isso, além de reduzir a umidade do ar, o fenômeno agrava o calor e as condições de seca nas regiões afetadas.

O risco mais imediato é o aumento na possibilidade de queimadas, uma vez que a vegetação se torna mais suscetível ao fogo nessas condições. A SPDEN também alerta para a necessidade de cuidados especiais com atividades ao ar livre, principalmente entre 10h e 16h, horários em que a radiação solar é mais intensa e perigosa.

Diante desse cenário, a recomendação é que a população evite exposição prolongada ao sol, mantenha-se hidratada e, se possível, evite realizar ações que possam provocar incêndios, como a queima de lixo ou vegetação. A SEMARH continuará monitorando a situação e emitirá novos alertas, caso necessário.