Praias de AL concentram 6,9% dos resíduos de plástico descartados nas praias brasileiras, aponta pesquisa

19 de setembro de 2024 às 12:24
PESQUISA

Foto: reprodução

Por redação 

Dados apresentados por uma pesquisa realizada na 1ª Expedição Ondas Limpas na Estrada apontam que as praias de Alagoas concentram apenas 6,9% dos lixos entre todas as praias do país.

De acordo com os dados da sondagem, que coletou micro e macroresíduos nas praias de 17 estados litorâneos do Brasil, Alagoas tem uma densidade de 4.894 resíduos - ou 0,37 resíduos por m² - em suas praias, enquanto, ao todo, foram encontrados mais de 70 mil - ou 0,45 por m² - nas praias brasileiras. O valor calculado em Alagoas apresenta apenas 6,9% do lixo achado ao todo no país.

Segundo a pesquisa, entre os estados do Nordeste, Alagoas é um dos estados que apresentou menos resíduos, ficando atrás de apenas dois estados com número parecidos de praias, como Paraíba, com uma densidade de 3.298, resíduos, e Sergipe, com 1.820.

Já entre as praias alagoanas pesquisadas o Pontal do Peba concentra o maior número de resíduos de plástico se comparado com as outras praias do estado. Foram analisados, apresentando uma densidade de 2,82/m². A praia de Piaçabuçu é seguida pela praia de Barramar, na Barra de São Miguel, que apresentou uma densidade de  0,98/m² e a praia do Gunga, com 0,87/m².

A pesquisa ainda destacou que a maior parte dos resíduos são plasticos usados na embalagem de lanches descartados de maneira irregular.