Venezuela: Maduro intensifica repressão após eleições, diz ONU

17 de setembro de 2024 às 08:46
(FALTA DE) DEMOCRACIA

Foto: reprodução

Por redação com Metrópoles

Relatório da missão de investigação da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que o governo de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, “intensificou dramaticamente” a repressão política a protestos após as eleições presidenciais em julho deste ano.

De acordo com o documento, publicado nesta terça-feira (17/9), conforme a Reuters, as autoridades do país agiram para desmantelar e desmobilizar a oposição, inibir a disseminação de informações independentes e opiniões críticas e prevenir protestos pacíficos de forma “consciente e deliberada”.

“Estamos testemunhando uma intensificação da maquinaria repressiva do Estado em resposta ao que entende como visões críticas, oposição ou dissidência”, afirmou Marta Valinas, presidente da missão de investigação da ONU.

De acordo com o relatório, 2,4 mil pessoas foram presas durante protestos após as eleições na Venezuela. Além disso, a ONU aponta que 25 pessoas foram mortas em manifestações. Dessas, 24 morreram por ferimentos de bala, principalmente no pescoço.