Maceió amplia mobilidade, com 71,9 km de malha cicloviária ativa e inovação

06 de setembro de 2024 às 14:16
MOBILIDADE URBANA

Foto: reprodução

Por redação

O ato corriqueiro de sair de casa em Maceió foi transformado por políticas públicas e investimentos qualificados em mobilidade urbana. Desde 2021, maceioenses deixaram de submeter suas rotinas diárias a verdadeiros atos de sacrifício, insegurança e riscos às suas vidas, para circular pela capital alagoana.

Exemplo de que a Prefeitura de Maceió acendeu um sinal verde para o direito constitucional de ir e vir na cidade foi a implantação de mais de 40 km de ciclofaixas e ciclovias, nos últimos quatro anos, totalizando 71,9 km de malha cicloviária ativa. Fora o que ainda existe em projetos futuros.

Além disso, a liberdade de mobilidade foi favorecida pela queda do preço das passagens, pela instituição do passe livre estudantil e da renovação e ampliação da frota de ônibus e das vias públicas, entre outras conquistas para quem trabalha, estuda, precisa acessar unidades de saúde, áreas comerciais ou de lazer.

Tecnologia e baixo custo

O foco em preços acessíveis e na inovação tem tornado o transporte público mais moderno e atrativo, na capital alagoana. A frota de ônibus climatizados não são a única estratégia para atrair mais usuários.

Em 2021, a Prefeitura de Maceió barateou a tarifa de ônibus, que passou de R$ 3,65 para R$ 3,35, instituindo a passagem mais barata entre as capitais do Brasil. Quase quatro anos depois, a tarifa custa R$ 3,49 e ainda é a mais barata entre capitais.

O sistema Vamu Mobilidade evoluiu para dar mais agilidade para embarques e segurança às viagens. Novos validadores adquiridos ofereceram novas possiblidades de pagamento, indo além dos tradicionais cartões e garantindo acesso dos passageiros que pagam com QR Code da carteira digital, smartwatches e cartões de crédito por aproximação.

Mobilidade para educar

O ano de 2021 também foi marcado pela instituição do passe livre estudantil. Os alunos das redes públicas e privadas de todos os níveis de ensino da capital alagoana passaram a ter disponíveis 44 embarques mensais gratuitos.

Desde então, já foram contabilizados mais de 25,3 milhões de usos do benefício, o que representa uma economia de mais de R$ 46 milhões.

Quem não estuda também é beneficiado com a política pública do Domingo é Livre, que evoluiu da antiga meia tarifa aos domingos para o passe gratuito para quem possui a modalidade Cidadão do cartão Vamu, no principal dia de descanso da semana.

Mais de cinco milhões de embarques foram realizados nesta modalidade do Domingo é Livre, alcançando uma economia conjunta de mais de R$ 18 milhões para os maceioenses.

Novos, geladões e acessíveis

A frota de coletivos foi modernizada, com 100 ônibus novos para atender as comunidades, sendo 92 deles geladões, com ar-condicionado.

Além do conforto, os veículos contam com entradas USB para recarga de celulares, elevador de acesso, duas vagas de acessibilidade e tecnologia BlueTec 6, que reduz a emissão de gases poluentes no meio ambiente.

Ampliando o futuro

Os novos tempos da mobilidade urbana de Maceió ampliaram o principal gargalo no acesso à capital alagoana pelas Avenidas Durval de Góes e Menino Marcelo, que foram ampliadas e estão sendo interligadas.

Além das novas pistas secundárias nos dois sentidos, as avenidas serão interligadas por uma nova via de 2,37 km de extensão, entre a região lateral da loja Tupan, na Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, e o bairro do Antares, na Avenida Menino Marcelo.

Também houve o reordenamento do trânsito, com implantação de binários e criação de novas vias para melhoria no tráfego.

Novos rumos com inovação

A Cidade Universitária agora conta com a Avenida Marília Mendonça e o Benedito Bentes com a Rota do Mar, que beneficiou aproximadamente 300 mil pessoas e reduziu o trajeto em mais de 40 minutos.

Os novos corredores já são rotas de novas linhas de ônibus criadas nas regiões que receberam a migração de pessoas.

Maceió se consolida como cidade inteligente, com a tecnologia de novos semáforos adquiridos, como os auto adaptativos, que possuem regulação dos estágios em tempo real baseada na demanda de veículos.

Os novos semáforos são equipados com botoeiras sonoras e com instruções em braille para democratizar o uso dos semáforos de travessia de pedestres, trazendo mais acessibilidade e segurança ao usuário.