Rejeição a Guilherme Boulos cresce e chega a 32,7% em SP

24 de agosto de 2024 às 08:49
ELEIÇÕES DE SP

Foto: reprodução

Por redação

O instituto Paraná Pesquisas indica o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) como o candidato à Prefeitura de São Paulo com maior índice de rejeição. Levantamento nesse sentido foi divulgado nesta sexta-feira, 23.

Conforme o material, 32,7% dos entrevistados afirmaram que jamais votariam no psolista. Há duas semanas, em outro levantamento do Paraná Pesquisas, esse índice estava em 28,2%. Ou seja, a rejeição ao parlamentar avançou 4,5 pontos porcentuais no período.

Com esse patamar, Boulos lidera de forma isolada no quesito rejeição, pois está exatos 7 pontos porcentuais à frente de Pablo Marçal (PRTB), com 25,7%. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos porcentuais para mais ou para menos.

O pódio da rejeição entre os eleitores paulistanos se completa com José Luiz Datena (PSDB). De acordo com o Paraná Pesquisas, 19,5% dos entrevistados afirmaram que jamais votariam no ex-apresentador da TV Bandeirantes.

Líder em intenções de votos no mesmo material do Paraná Pesquisas, o prefeito Ricardo Nunes aparece na quarta colocação no quesito rejeição: 15,4%. Dessa forma, o emedebista está em condição de empate técnico com Datena em termos de negativa.

Confira, abaixo, os índices de rejeição dos dez candidatos à Prefeitura de São Paulo. Os números partem de levantamento do Paraná Pesquisas:

  1. Guilherme Boulos (Psol) — 32,7%;
  2. Pablo Marçal (PRTB) — 25,7%;
  3. José Luiz Datena (PSDB) — 19,5%;
  4. Ricardo Nunes (MDB) — 15,4%;
  5. Bebetto Haddad (Democracia Cristã) — 13,5%;
  6. João Pimenta (PCO) — 12,7%;
  7. Tabata Amaral (PDT) — 11,7%;
  8. Marina Helena (Novo) — 10,8%;
  9. Altino Prazeres (PSTU) — 9,4%; e
  10. Ricardo Senese (UP) — 8,1%.

Conforme o instituto, 5,4% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, sem restrições. Além disso, 6% não souberam responder ou não quiseram participar da entrevista.

O instituto informa que cada entrevistado poderia rejeitar mais de um candidato. Por isso, a soma ultrapassa os 100 pontos porcentuais.

Dados do levantamento

A pesquisa que mostra Guilherme Boulos na liderança na parte de rejeição conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O protocolo de acompanhamento é SP-06659/2024.

Com a já mencionada margem de erro de 2,6 pontos porcentuais, o Paraná Pesquisas informa que o nível de confiança do levantamento é de 95%.

Para formular a pesquisa, a equipe do instituto entrevistou 1,5 mil eleitores em potencial na cidade de São Paulo. As entrevistas ocorreram de 19 a 22 de agosto.