Brasil registrou 1.677 incidentes aéreos desde o início de 2024

14 de agosto de 2024 às 07:36
ACIDENTES

Foto: reprodução

Por redação com Metrópoles

Desde o início de 2024, o Brasil registrou 1.677 incidentes aéreos, entre voos privados, comerciais, agrícolas, experimentais, de instrução, policiais e outros. Os dados são Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Os registros de ocorrências mostram que 42 das mais de 1,6 mil notificações foram classificadas como “grave” pelo órgão que pertence à Força Aérea Brasileira (FAB).

São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais foram as unidades federativas que mais registraram incidentes envolvendo aeronaves desde o início do ano.

O estado que viveu recentemente o maior acidente aéreo no Brasil desde 2007 é líder do ranking de incidentes registrados durante o período. Ao todo, 381 ocorrências aconteceram em São Paulo até agosto deste ano, 218 a mais que o Rio de Janeiro, segundo com mais casos notificados.

Além dos incidentes, classificados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como ocorrências que não afetam a segurança da operação do voo, o Brasil já registrou 110 acidentes desde o início do ano. Deste número, 28 deles foram fatais e deixaram 111 vítimas.

Diferente dos incidentes, os acidentes são ocorrências que deixam pessoas feridas, vítimas fatais ou que danificam aeronaves ao ponto de afetar o funcionamento das mesmas. Casos de desaparecimentos, como o voo MH370 da Malaysia Airlines, que despareceu em 2014 e nunca foi encontrado, também são classificados na categoria.