Brasil perde para a Polônia e precisa fazer contas na última rodada do vôlei

31 de julho de 2024 às 10:38
Olimpíadas 2024

Brasil x Polônia: Darlan em quadra — Foto: Divulgação / COB

O Globo

O primeiro set foi do Brasil, que venceu por 25 a 22. Já no segundo tempo, a Polônia empatou o placar, ao vencer por 25 a 19. No terceiro set, os brasileiros retribuíram o placar e, com um 25 a 19, voltou à frente no placar. Mas, no quarto set, a Polônia conseguiu voltar a igualar o placar, ao vencer por 25 a 23, que levou a decisão para o quinto set.

Capitão da seleção, Bruninho observou que o Brasil "foi mais consistente", se comparado à partida de estreia contra a Itália, em que saiu derrotado por 3 a 1. Naquela ocasião, observou o jogador, foram cometidos mais erros. Em entrevista ao fim da partida, ele disse que agora serão "quatro finais" em seguida, referindo-se à obrigação de vencer o Egito na sexta-feira, além da eventual classificação às quartas, semi e final.

— Jogando contra esses tipos de time, que são talvez os melhores times do mundo, você precisa estar o tempo inteiro jogando ali perto e num nível muito alto. Deu orgulho de ver o quanto focado (o Brasil) estava em cada ação, desde o primeiro ponto do primeiro set: o quanto a gente subiu de bola, o quanto a gente defendeu, e a gente sabia que ia enfrentar uma equipe que ia ser agressiva o tempo inteiro no saque. E acredito que tenha feito uma diferença em alguns momentos — afirmou Bruninho.

O jogador relatou ainda certa frustração pela derrota, por ter "ficado muito perto" da vitória, já que o Brasil poderia ter vencido o quarto set e liquidado a partida.

Contas pela classificação

Esta fase preliminar tem três grupos, formados por quatro equipes, cada. Os dois melhores times de cada grupo avançam de fase, assim como os dois melhores terceiros lugares. Para pontuar, a seleção vencedora pode anotar três pontos na tabela se vencer por 3 a 0 ou 3 a 1. Caso o jogo seja decidido no tie-break, como hoje, a seleção vencedora leva dois pontos, e a perdedora leva um.

Será necessário, portanto, fazer contas. A melhor colocação que a seleção brasileira conseguirá é se manter no terceiro lugar, precisando vencer o Egito, adversário direto pela vaga. Assim, chegará até 4 pontos e precisará ficar de olho nos outros grupos: apenas dois terceiros colocados passarão de fase.

Classificação do vôlei masculino:

Grupo A:

  1. Eslovênia (6 pontos)
  2. França (5)
  3. Sérvia (1)
  4. Canadá (0)

Na última rodada, Eslovênia e França se enfrentam na sexta-feira, assim como Canadá e Sérvia entram em quadra no sábado.

Grupo B:

  1. Itália (6 pontos)
  2. Polônia (5)
  3. Brasil (1)
  4. Egito (0)

A última partida do Brasil será contra o Egito, na próxima sexta-feira, que também não venceu em Paris. Já a Polônia enfrenta a Itália, que derrotou o Brasil na estreia em Paris, no sábado, partida que irá definir as duas primeiras posições do grupo.

Grupo C:

  1. Estados Unidos (5 pontos)
  2. Japão (4)
  3. Alemanha (3)
  4. Argentina (0)

Na última rodada, Argentina e Alemanha se enfrentam, assim como o Japão encara os EUA, ambas as partidas na sexta-feira.