Esgrima: Nathalie passa mal, perde para rival de 16 anos e dá adeus a Paris

27 de julho de 2024 às 08:28
Olimpíadas 2024

Nathalie Moellhausen passa mal durante disputa na esgrima nas Olimpíadas de Paris 2024 Imagem: Reprodução/Globoplay

UOL

Nathalie Moellhausen está eliminada da esgrima espada nos Jogos Olímpicos de Paris. A brasileira passou mal nos minutos finais da terceira rodada.

O que aconteceu

A brasileira perdeu na segunda fase para a canadense Ruien Xiao, de 16 anos, por 15 a 11. Ela era cabeça de chave número 8, enquanto a rival ocupada a 25ª posição.

Nathalie chegou a passar mal na última rodada e pediu atendimento, mas voltou para o final do combate. Ela se sentiu mal faltando cerca de 1 minuto e meio para o fim, ficou sentada no chão e precisou de ajuda para se recuperar. Depois de alguns minutos, conseguiu retornar e até conseguiu tirar três pontos de desvantagem temporariamente.

A espadachim de 38 anos publicou horas antes da estreia que ficou internada e só saiu do hospital recentemente. Ela não revelou qual foi o problema de saúde que teve.

Nathalie deixou a prova cambaleante e disse que fará cirurgia. Amparada por seus treinadores, la chegou a parar diante da câmera da TV Globo, mas mal conseguia falar. Com dificuldade, afirmou que passará por um procedimento cirurgico na próxima semana, mas não revelou qual nem o motivo.

Não estou em condições de... Tudo o que tenho que dizer será após a cirurgia na semana que vem.

Nathalie, à Globo

Nathalie era favorita, mas se despede de sua quarta Olimpíadas, a terceira representando o Brasil. Em sua primeira participação nos Jogos, em Londres, ela disputou pela Itália.

A adversária da canadense na próxima fase será a ucraniana Olena Kryvytska, cabeça dechave 24, que venceu a queniana Alexandra Ndolo (9) por 13 a 12 no tempo extra.

Continua após a publicidade

Como foi o combate

Nathalie assumiu a dianteira no início, acuou a canadense e pontuou no primeiro minuto. A adversária logo reagiu e reagiu em contra-ataques. Ambas canhotas, levaram o primeiro cartão amarelo no final da primeira rodada, que terminou empatada por 1 a 1. No intervalo, ela conversou com o técnico e não quis se sentar.

Xiao virou no segundo período, explorando os contragolpes e abriu dois pontos na frente. Elas levaram mais um cartão amarelo cada uma por falta de combatividade e ligaram o alerta. A punição fez o placar ficar 4 a 2 para a canadense.

Na terceira e última rodada, a trocação aumentou. Nathalie ensaiou uma reação, mas Xiao conseguiu frear o ímpeto da veterana. Chegou a ficar na frente por seis pontos.

Faltando 1min31s para o fim, a brasileira parou e pediu atendimento. Ela tirou seu icônico capacete, adornado com a bandeira do Brasil, e passou mal. Ela precisou de ajuda para se manter em pé, enquanto respirava profundamente. Caiu sentada no chão e ficou alguns em uma cadeira até se recuperar e retornar para o final do combate.