Israel busca mudanças no plano de trégua em Gaza e complica negociações, diz agência

26 de julho de 2024 às 10:07
Mundo

Imagem: Bashar Taleb/AFP

UOL

O grupo militante palestino rejeitou a nova exigência israelense, de acordo com as fontes palestina e egípcias, mas uma autoridade israelense sênior disse que o Hamas ainda não tinha visto as últimas propostas, que devem ser divulgadas "nas próximas horas".

"As mensagens do Hamas são bizarras porque ainda não as enviamos, ninguém as leu ainda. Nem mesmo os negociadores a receberam ainda. Eles a lerão antes de transferi-la ao Hamas para que reaja", disse a autoridade, que falou sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto.

Fontes egípcias disseram que havia outro ponto de atrito em relação à exigência de Israel de manter o controle da fronteira de Gaza com o Egito, que o Cairo descartou como fora de uma estrutura para um acordo final aceito pelos dois lados.

O gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, a Casa Branca e o Ministério das Relações Exteriores do Egito não responderam imediatamente a pedidos de comentários sobre as exigências de Israel.

"Netanyahu ainda está protelando. Não houve nenhuma mudança em sua posição até agora", disse Sami Abu Zuhri, representante sênior do Hamas, que não comentou diretamente sobre as exigências de Israel.

A notícia dos novos pontos de atrito veio no momento em que o presidente dos EUA, Joe Biden, pressionou por um cessar-fogo em reunião em Washington na quinta-feira com Netanyahu, para chegar a um acordo final.