JHC prestigia 4º Festival da Cultura Nerd e reforça importância do segmento

15 de julho de 2024 às 11:42
Maceió

Foto: Cortesia

Assessoria 

Repleto de cores, animação e muita história, o universo geek invadiu a praça Multieventos, na orla de Pajuçara, e tem garantido a alegria dos admiradores da cultura nerd. Uma realização da Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural, o evento aconteceu em parceria com a Associação Alagoana da Cultura Nerd.

O prefeito de Maceió, JHC, esteve presente no evento e aproveitou o momento para parabenizar e incentivar os amantes da cultura nerd que movimentam a cena local da capital alagoana. 

"Eu queria aqui parabenizar a todos os grupos que se mobilizaram para a gente trazer mais uma vez o Festival da Cultura Nerd, que mais um ano é valorizada, é uma indústria criativa que movimenta o cinema, a literatura, os jogos, e a gente fica muito feliz em fazer a ciência de todos nós".

Com programação diversificada, o 4º Festival da Cultura Nerd levou muitos campeonatos de Just Dance, Free Fire, Wild Rift, TFT, The King of Fighters 98, Dragonball Budokai Tenkaichi 3, Dragonball Fighter Z, Kpop solo/dupla e concurso de apresentação de cosplay individual.

Neste domingo (14), o público aproveitou demonstração da Espada Samurai - Laido e Laijutsu, com Sensei Fabio Aska, apresentações de Kpop, bate papo com Haohaw e Kelly Batista, desfile Cospla e os shows de Denilson Felix, Jhon e os Travoltas e Fita K7.

Ontem (13), a abertura do festival levou uma multidão geek para a orla de Maceió para curtir a programação e o show do artista nacional Ricardo Cruz. No total, a expectativa de público é de 30 mil pessoas, que de acordo com Jefferson Diniz, presidente da Associação Nerd, é o recorde do evento.

“A volta para a Multieventos alegrou todo o público. A Praça Centenário, onde aconteceu ano passado, foi um evento muito bom, mas nada se compara ao público daqui. Pois contamos com a presença não somente das pessoas que costumam acompanhar a cultura nerd através das redes sociais, mas também de todos os turistas e passantes. Então, temos um público muito maior do que as edições anteriores”, contou Jefferson.

As apresentações dos grupos de K-pop e Cosplay estão sendo realizadas via edital Vem Pra Praça, da Fundação Municipal de Ação Cultural, o que tem incentivado e valorizado os artistas locais da cultura nerd.

O grupo Pyxis foi um dos que abrilhantaram o festival e levantaram o público. Segundo o integrante Whydger Fernandes momentos como esse são os responsáveis pelo “gás de fazer arte”.

“A cultura nerd faz parte da minha vida desde 2009, ver um evento englobando todas as partes do segmento e dando esse incentivo para nós artistas é maravilhoso”.

Além da programação cultural, musical e gamer, o evento também abraça os empreendedores, que expõem e vendem suas peças nos standes espalhados pela praça. Pedro Henrique, dono da loja Mundo Geek, foi um dos beneficiados pelo festival.

“A localização é excelente para acontecer os festivais, a gente pega público tanto daqui de Maceió, das cidades vizinhas e os turistas que aparecem por aqui, então a gente está com a venda bastante rotativa por aqui, está sendo muito benéfico. Dessa vez, eu comprei um megafone pra ficar falando com o pessoal porque a garganta não dá, mas isso é sinal de que o movimento está grande”, disse ele.