A polêmica envolvendo casamento indiano milionário que teve estrelas como Rihana e Justin Bieber

11 de julho de 2024 às 09:12
Mundo

Após quatro meses de eventos suntuosos, está chegando finalmente a hora do casamento do filho do homem mais rico da Ásia - Reuters

BBC Brasil

Em que momento algo vira excesso ou exagero?

Esta é a pergunta que muitos se fazem na Índia à medida que as festividades para celebrar o casamento do filho mais novo do homem mais rico da Ásia, que já duram meses, entram na sua reta final.

O ápice das comemorações acontece neste fim de semana, quando Anant Ambani, o filho mais novo do presidente da Reliance Industries, Mukesh Ambani, vai se casar com Radhika Merchant, filha dos magnatas farmacêuticos Viren e Shaila Merchant.

Quatro meses de eventos suntuosos antecederam a cerimônia de casamento em si. Looks glamorosos, joias deslumbrantes, decorações de conto de fadas e apresentações de estrelas indianas e internacionais chamaram, sem dúvida, muita atenção do público.

"É nada menos que um casamento real", diz a escritora e colunista Shobhaa De. 

"Nossos bilionários são os novos marajás indianos. Seus acionistas esperam nada menos do que uma megaextravagância."

Os indianos "sempre adoraram a pompa e ostentação — assim como os britânicos", acrescenta ela, afirmando que "a magnitude [do casamento] está de acordo com a fortuna dos Ambani".

Mas o burburinho em torno do casamento despertou tanto indignação quanto fascínio público. Muitos criticaram a opulência e a magnitude da riqueza ostentada num país onde dezenas de milhões vivem abaixo da linha da pobreza, e onde a desigualdade de renda é extrema.

"[O casamento] pode facilmente ser visto como uma espécie de escárnio, uma espécie de cegueira em relação à realidade do país por um lado. Por outro, por mais ridículo que possa ser, ainda está de acordo com o crescimento totalmente distorcido, quase grotesco, dos casamentos indianos na última década", afirmou o escritor e comentarista Santosh Desai à BBC.

"É parte de uma mudança maior que está ocorrendo. Uma ou duas gerações atrás, a riqueza era sussurrada. Hoje, a riqueza é alardeada o mais alto possível. Mesmo assim, a magnitude deste casamento faz dele um caso isolado."